Fazendo Cidades

Ir em baixo

Fazendo Cidades

Mensagem por Shynzo em Sab Jun 14, 2008 4:19 pm

1º passo - Imaginação e paciência.
Todo bom mapper deve ter paciência e imaginação , você deve sentar na frente do computador e ter consciência de que é naquilo que você quer gastar horas fazendo ( isso mesmo , horas , não ache que irá fazer uma cidade em 20 minutos ).

Quanto a imaginação , é simples , pense em um tema do Tibia , usarei para esse tutorial o tema básico de grama ( Carlin e Thais são exemplos de cidade grama ) , porém , farei apenas uma vila para o tutorial.
Agora que você ja sabe o tema , você usará somente ele , NUNCA misturem temas , por favor sejam atentos à isso ! Usem apenas as árvores do tema , as paredes / telhados do tema , as construções , móveis , iluminação e qualquer outra coisa que esteja relativo apenas ao tema.

2º passo - Delimitar área.
Faça a área que você imagina que será ocupada pela sua cidade , como eu farei uma vila , usarei um espaço bem menor :



3º passo - Construções
Comece com as principais construções , aqui se notam os melhores mappers , os mais atenciosos e dedicados , faça todo tipo de casas , com e sem varanda , com um / dois / três andares , subterrânea e térrea ; faça todos os tipos de lugares de encontro , depot , templo , igreja , bar ; faça todas as lojas , runas , furniture , food , etc.
Note que eu fiz somente a parte do Buldings , mais para frente que irei mecher no interior dos lugares :




4º - Continuação da delimitação territorial.
Agora coloque a água , essa etapa é simples e óbvia , porém devo lembrar que existe a opção "fill ground" , com ela você escolhe o id da água , clica com o botão direito no mapa e coloque "fill ground" , pronto , a sua área de visão estará coberta por água !



5º - Extras , montanhas , lagos , praias , estradas , praças.
É extremamente importante entender que um tema não é feito por apenas um ground , eu irei usar montanha , lama , grama e areia em apenas uma ilhazinha ! Vocês devem misturar e muito , porém usem os grounds compátiveis , como eu ja disse , não colocarei lava no meio da água , mas irei usar tanto estrada com pedras como de terra , irei variar o máximo possível!



6º - Edificações parte2
Agora vem uma das etapas mais compridas para se explicar , e o motivo é óbvio , cada construção deve ter o seu estilo , eu irei explicar edifício por edifício , se você acha desnecessário , apenas leia as primeiras linhas em azul e pule para a próxima etapa , do contrário , veja como pensar para fazer as construções.
O Tibia é uma reprodução imaginativa da vida medieval real , portanto , basta você se basear na vida real quando for mecher em casas.
*SEMPRE coloque janelas , portas , tochas de parede , luminárias , se possível tapetes , quadros , fogões , e etc quando fizer uma casa.
*Com as lojas , pense como seria uma loja na vida real , então vá e a faça , coloque o estoque com os objetos , blackboards com explicações , balcão , cadeiras , etc.
*Telhados merecem explicação especial ,nunca esqueça de colocá-los com BORDAS.



Irei explicar alguns prédios que eu fiz e mostrarei o conjunto final depois , todos explicados.
Templo : Notem que coloquei janelas , torchs , e não polui o meu templo , tem espaço para andar , e ao mesmo tempo está bem decorado , fiz detalhes de chão , assim como uma estrutura diferente de prédio.




Depot : Mais uma vez janelas , as caixas certas , os depots em cima , os tiles que afundam , torchs , balcão para npc , caixa de correio , etc.



Casas : aqui vale tudo , janelas , fogões , iluminação , varandas ( notem que existem também bordas para varandas , assim como as cerquinhas , portas , escadas , etc.





Igreja : Coloquei o lugar para o padre / missas , assim como cadeiras , e como sempre , janelas , iluminação e um pouco de decoração , notem que o simples fato de colocá-la em cima de uma montanha ja a faz muito diferente!



Lojas : Como ja disse , coloque janelas , iluminação , porta ( uma porta que não esteja trancada , porque óbviamente é uma loja ) , mas além disso , coloque balcão , demonstração de itens , blackboards , etc.




Bar : Um bar de verdade naquela época tinha lugar para conversar , beber e fumar , por isso detalhei o máximo possível com itens compativeis.



Terminando assim :



7º - Bordas de terrenos.
É uma das partes em que quase todos erram , mais uma vez , BORDAS.
As bordas são essenciais para o local , façam elas com muita atenção :




Até que fique assim :





8º - Natureza.
Essa parte é também muito importante , existem mais de 30 tipos de árvores que eu poderia usar para esse tema , e também mais de 20 tipos de pedras , portanto , não coloquem áreas com MUITAS árvores juntas , árvores não tem sentimentos , elas não ficam carentes se estiverem relativamente afastadas.
Lembre-se , use todos os tipos de árvore.




9º - Toques finais.
Coloque para terminar o mapa os bancos , postes , poços , fontes , etc.




10º - Pós-mapa.
Terminado o mapa , teremos algo perto disso :



Desculpem não por as imagens mais não foi possivel pois passou dos limites possiveis.

Créditos: Wilson Kaupert
avatar
Shynzo
Knight
Knight

Masculino Número de Mensagens : 144
Idade : 32
Localização : Imbituba/SC
Emprego/lazer : OTServ
Data de inscrição : 19/03/2008

Ver perfil do usuário http://brasiliansot.umforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fazendo Cidades

Mensagem por comedinha em Dom Jun 15, 2008 9:01 am

vo edita pra mostra as imagens
//editado

_________________
comedinha

Meu fan? Te ajudei? Usa então =)
avatar
comedinha
Mage
Mage

Masculino Número de Mensagens : 81
Idade : 23
Localização : araçatuba
Emprego/lazer : ADM nesse forum
Humor : Legal e serio
Data de inscrição : 06/06/2008

Ver perfil do usuário http://brasiliansot.umforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum