Fazendo Cidades
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Fazendo Cidades
1º passo - Imaginação e paciência.
Todo bom mapper deve ter paciência e imaginação , você deve sentar na frente do computador e ter consciência de que é naquilo que você quer gastar horas fazendo ( isso mesmo , horas , não ache que irá fazer uma cidade em 20 minutos ).
Quanto a imaginação , é simples , pense em um tema do Tibia , usarei para esse tutorial o tema básico de grama ( Carlin e Thais são exemplos de cidade grama ) , porém , farei apenas uma vila para o tutorial.
Agora que você ja sabe o tema , você usará somente ele , NUNCA misturem temas , por favor sejam atentos à isso ! Usem apenas as árvores do tema , as paredes / telhados do tema , as construções , móveis , iluminação e qualquer outra coisa que esteja relativo apenas ao tema.
2º passo - Delimitar área.
Faça a área que você imagina que será ocupada pela sua cidade , como eu farei uma vila , usarei um espaço bem menor :
3º passo - Construções
Comece com as principais construções , aqui se notam os melhores mappers , os mais atenciosos e dedicados , faça todo tipo de casas , com e sem varanda , com um / dois / três andares , subterrânea e térrea ; faça todos os tipos de lugares de encontro , depot , templo , igreja , bar ; faça todas as lojas , runas , furniture , food , etc.
Note que eu fiz somente a parte do Buldings , mais para frente que irei mecher no interior dos lugares :
4º - Continuação da delimitação territorial.
Agora coloque a água , essa etapa é simples e óbvia , porém devo lembrar que existe a opção "fill ground" , com ela você escolhe o id da água , clica com o botão direito no mapa e coloque "fill ground" , pronto , a sua área de visão estará coberta por água !
5º - Extras , montanhas , lagos , praias , estradas , praças.
É extremamente importante entender que um tema não é feito por apenas um ground , eu irei usar montanha , lama , grama e areia em apenas uma ilhazinha ! Vocês devem misturar e muito , porém usem os grounds compátiveis , como eu ja disse , não colocarei lava no meio da água , mas irei usar tanto estrada com pedras como de terra , irei variar o máximo possível!
6º - Edificações parte2
Agora vem uma das etapas mais compridas para se explicar , e o motivo é óbvio , cada construção deve ter o seu estilo , eu irei explicar edifício por edifício , se você acha desnecessário , apenas leia as primeiras linhas em azul e pule para a próxima etapa , do contrário , veja como pensar para fazer as construções.
O Tibia é uma reprodução imaginativa da vida medieval real , portanto , basta você se basear na vida real quando for mecher em casas.
*SEMPRE coloque janelas , portas , tochas de parede , luminárias , se possível tapetes , quadros , fogões , e etc quando fizer uma casa.
*Com as lojas , pense como seria uma loja na vida real , então vá e a faça , coloque o estoque com os objetos , blackboards com explicações , balcão , cadeiras , etc.
*Telhados merecem explicação especial ,nunca esqueça de colocá-los com BORDAS.
Irei explicar alguns prédios que eu fiz e mostrarei o conjunto final depois , todos explicados.
Templo : Notem que coloquei janelas , torchs , e não polui o meu templo , tem espaço para andar , e ao mesmo tempo está bem decorado , fiz detalhes de chão , assim como uma estrutura diferente de prédio.
Depot : Mais uma vez janelas , as caixas certas , os depots em cima , os tiles que afundam , torchs , balcão para npc , caixa de correio , etc.
Casas : aqui vale tudo , janelas , fogões , iluminação , varandas ( notem que existem também bordas para varandas , assim como as cerquinhas , portas , escadas , etc.
Igreja : Coloquei o lugar para o padre / missas , assim como cadeiras , e como sempre , janelas , iluminação e um pouco de decoração , notem que o simples fato de colocá-la em cima de uma montanha ja a faz muito diferente!
Lojas : Como ja disse , coloque janelas , iluminação , porta ( uma porta que não esteja trancada , porque óbviamente é uma loja ) , mas além disso , coloque balcão , demonstração de itens , blackboards , etc.
Bar : Um bar de verdade naquela época tinha lugar para conversar , beber e fumar , por isso detalhei o máximo possível com itens compativeis.
Terminando assim :
7º - Bordas de terrenos.
É uma das partes em que quase todos erram , mais uma vez , BORDAS.
As bordas são essenciais para o local , façam elas com muita atenção :
Até que fique assim :
8º - Natureza.
Essa parte é também muito importante , existem mais de 30 tipos de árvores que eu poderia usar para esse tema , e também mais de 20 tipos de pedras , portanto , não coloquem áreas com MUITAS árvores juntas , árvores não tem sentimentos , elas não ficam carentes se estiverem relativamente afastadas.
Lembre-se , use todos os tipos de árvore.
9º - Toques finais.
Coloque para terminar o mapa os bancos , postes , poços , fontes , etc.
10º - Pós-mapa.
Terminado o mapa , teremos algo perto disso :
Desculpem não por as imagens mais não foi possivel pois passou dos limites possiveis.
Créditos: Wilson Kaupert
Todo bom mapper deve ter paciência e imaginação , você deve sentar na frente do computador e ter consciência de que é naquilo que você quer gastar horas fazendo ( isso mesmo , horas , não ache que irá fazer uma cidade em 20 minutos ).
Quanto a imaginação , é simples , pense em um tema do Tibia , usarei para esse tutorial o tema básico de grama ( Carlin e Thais são exemplos de cidade grama ) , porém , farei apenas uma vila para o tutorial.
Agora que você ja sabe o tema , você usará somente ele , NUNCA misturem temas , por favor sejam atentos à isso ! Usem apenas as árvores do tema , as paredes / telhados do tema , as construções , móveis , iluminação e qualquer outra coisa que esteja relativo apenas ao tema.
2º passo - Delimitar área.
Faça a área que você imagina que será ocupada pela sua cidade , como eu farei uma vila , usarei um espaço bem menor :
3º passo - Construções
Comece com as principais construções , aqui se notam os melhores mappers , os mais atenciosos e dedicados , faça todo tipo de casas , com e sem varanda , com um / dois / três andares , subterrânea e térrea ; faça todos os tipos de lugares de encontro , depot , templo , igreja , bar ; faça todas as lojas , runas , furniture , food , etc.
Note que eu fiz somente a parte do Buldings , mais para frente que irei mecher no interior dos lugares :
4º - Continuação da delimitação territorial.
Agora coloque a água , essa etapa é simples e óbvia , porém devo lembrar que existe a opção "fill ground" , com ela você escolhe o id da água , clica com o botão direito no mapa e coloque "fill ground" , pronto , a sua área de visão estará coberta por água !
5º - Extras , montanhas , lagos , praias , estradas , praças.
É extremamente importante entender que um tema não é feito por apenas um ground , eu irei usar montanha , lama , grama e areia em apenas uma ilhazinha ! Vocês devem misturar e muito , porém usem os grounds compátiveis , como eu ja disse , não colocarei lava no meio da água , mas irei usar tanto estrada com pedras como de terra , irei variar o máximo possível!
6º - Edificações parte2
Agora vem uma das etapas mais compridas para se explicar , e o motivo é óbvio , cada construção deve ter o seu estilo , eu irei explicar edifício por edifício , se você acha desnecessário , apenas leia as primeiras linhas em azul e pule para a próxima etapa , do contrário , veja como pensar para fazer as construções.
O Tibia é uma reprodução imaginativa da vida medieval real , portanto , basta você se basear na vida real quando for mecher em casas.
*SEMPRE coloque janelas , portas , tochas de parede , luminárias , se possível tapetes , quadros , fogões , e etc quando fizer uma casa.
*Com as lojas , pense como seria uma loja na vida real , então vá e a faça , coloque o estoque com os objetos , blackboards com explicações , balcão , cadeiras , etc.
*Telhados merecem explicação especial ,nunca esqueça de colocá-los com BORDAS.
Irei explicar alguns prédios que eu fiz e mostrarei o conjunto final depois , todos explicados.
Templo : Notem que coloquei janelas , torchs , e não polui o meu templo , tem espaço para andar , e ao mesmo tempo está bem decorado , fiz detalhes de chão , assim como uma estrutura diferente de prédio.
Depot : Mais uma vez janelas , as caixas certas , os depots em cima , os tiles que afundam , torchs , balcão para npc , caixa de correio , etc.
Casas : aqui vale tudo , janelas , fogões , iluminação , varandas ( notem que existem também bordas para varandas , assim como as cerquinhas , portas , escadas , etc.
Igreja : Coloquei o lugar para o padre / missas , assim como cadeiras , e como sempre , janelas , iluminação e um pouco de decoração , notem que o simples fato de colocá-la em cima de uma montanha ja a faz muito diferente!
Lojas : Como ja disse , coloque janelas , iluminação , porta ( uma porta que não esteja trancada , porque óbviamente é uma loja ) , mas além disso , coloque balcão , demonstração de itens , blackboards , etc.
Bar : Um bar de verdade naquela época tinha lugar para conversar , beber e fumar , por isso detalhei o máximo possível com itens compativeis.
Terminando assim :
7º - Bordas de terrenos.
É uma das partes em que quase todos erram , mais uma vez , BORDAS.
As bordas são essenciais para o local , façam elas com muita atenção :
Até que fique assim :
8º - Natureza.
Essa parte é também muito importante , existem mais de 30 tipos de árvores que eu poderia usar para esse tema , e também mais de 20 tipos de pedras , portanto , não coloquem áreas com MUITAS árvores juntas , árvores não tem sentimentos , elas não ficam carentes se estiverem relativamente afastadas.
Lembre-se , use todos os tipos de árvore.
9º - Toques finais.
Coloque para terminar o mapa os bancos , postes , poços , fontes , etc.
10º - Pós-mapa.
Terminado o mapa , teremos algo perto disso :
Desculpem não por as imagens mais não foi possivel pois passou dos limites possiveis.
Créditos: Wilson Kaupert
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